Sunday, May 20, 2012

Catedral de Évora

Évora, a Basílica Sé Catedral de Nossa Senhora da Assunção é vulgarmente denominada como Catedral de Évora.

O início da sua construção é datado de 1186, mas somente em 1250 foi concluída, tendo sido edificada em granito.

fonte: Karine et Cyril Author: Karine et Cyril, Catedral de ÉvoraA Catedral de Évora marca a passagem do estilo românico para o estilo gótico, apreesntado em três fantásticas naves. Durante os séculos XV e XVI a Catedral de Évora foi alvo de melhoramentos, como por exemplo o púlpito, o coro-alto e o arco da capela de N. Sra. da Piedade, reconhecida também por outro nome que é a Capela do Esporão.

Na Basílica Sé Catedral de Nossa Senhora da Assunção é possível encontrar também traços do período barroco, nomeadamente nos retábulos de talha dourada entre outros pormenores.

Durante o Século XV, mais concretamente em 1497 decorreram diversos eventos religiosos que ficaram eternizados e associados ao longo do tempo a este templo. Foi na Catedral de Évora que foram benzidas as bandeiras da frota de Vasco da Gama.

No cruzeiro da Catedral de Évora é possível encontrar também a capela tumular de João Mendes de Vasconcelos, que tinha sido emissário de D. Manuel à corte de Carlos V do reino de Castela, com o intuito de convencer Fernão de Magalhães a regressar a Portugal, que se revelou fracassada na altura.

Fernão de Magalhães estava localizada em Sevilha e desenvolvia esforços no sentido de preparar a primeira viagem de circum-navegação do globo.

No comments:

Post a Comment